segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vivendo com o essencial


A minha situação financeira já não é nenhuma novidade para quem me conhece e para quem lê o blog. Aliás, o próprio nome já diz que me falta a grana, desde sempre. Mas, ultimamente tá beeeem pior. rsrs
Felizmente essa situação serviu para me ensinar a consumir menos, e tudo que a gente aprende é pra sempre. Eu não economizei durante os três últimos meses, eu aprendi a me questionar se eu precisava mesmo fazer uma compra, ou se o preço que a loja pedia no produto era justa. E com isso, tudo que eu comprei em 3 meses foi um vestido de R$45 e um conjunto de lingerie, de R$149 (porque o sutiã foi R$99).

Eu estou de mudança. Nos últimos 18 meses morei sozinha, mas estou indo morar com minha prima, na casa dela, no próximo final de semana. Essa situação também vai me ensinar a viver com o essencial, já que não vou poder levar o meu guarda-roupas pra casa dela. O que é hoje a minha sapateira vai virar o meu guarda-roupas, e a gaveta que eu hoje guardo rasteirinhas e sapatilhas vai acomodar todos os poucos sapatos que vou poder levar. Também estou aproveitando o momento de desapego para dar os itens que ficaram separados numa gaveta na última mudança, que eu já não usava há algum tempo mas não tinha conseguido me desfazer antes.

Cada item que eu coloco na caixa me faz refletir sobre a verdadeira necessidade dele. Se eu realmente precisasse ter 5 scarpins pretos, eu não estaria levando apenas 2 na mudança. Se eu realmente precisasse de 16 calças jeans, não estaria levando apenas 5 na mala. Blusas e camisas então, nem se fala...
O meu guarda-roupas vai ficar montado na casa que era dos meus pais, e sempre que eu quiser variar os itens que estou levando agora, ou aparecer um evento especial, e portanto, que mereça uma roupa especial, eu vou precisar fazer um deslocamento de quase 50km para buscá-la. Comprar num shopping mais próximo não vai ser uma opção.
Cada momento da nossa vida serve - ou deveria servir - como aprendizado, e esse é apenas mais um. Bem significativo, por sinal.
E você? Conseguiria reduzir o seu guarda-roupas em uma mala, sem previsão de incluir mais itens nela? Tá aí um bom exercício para fazer agora, antes que a vida a obrigue, como fez comigo! ;-)

Nenhum comentário: