quinta-feira, 4 de julho de 2013

Doar para ajudar



Faz sentido manter os armários cheios?
Praticar a doação é além de desentulhar o armário e beneficiar os outros, faz um bem danado à própria saúde do doador. Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostram: realizar boas ações estimula a região do cérebro que nos dá prazer. É a mesma área estimulada ganhamos dinheiro, por exemplo. Tem mais: se for feita com frequência, essa atitude diminui o estresse e pode até melhorar o funcionamento do sistema nervoso e do coração, além de aumentar a expectativa de vida.
Veja outros motivos para doar o que deixou de ser útil:
- Faz a gente sair do próprio umbigo e olhar o mundão ao redor
Quando passamos coisas inúteis para a gente que podem ser úteis para outras pessoas, compartilhamos um pedacinho nosso com o mundo. E ajudamos quem tem dificuldade financeira para se realizar.
- Nos deixa mais generosos
Tem estímulo melhor para deixar a preguiça de lado e esvaziar os armários do que saber que alguém ficará quentinho, se divertirá ou sonhará acordado com algo que você escolheu com carinho?
- Reduz o consumo
Doar é legal para você e para quem ganha o que está sendo doado. Há peças que estão impecáveis, e seria um desperdício se fossem para o lixo.
-Diminui a poluição e o descarte desnecessário
A gente vive em uma cultura do desperdício que acaba prejudicando o meio ambiente. Ao doar tudo o que está em bom estado e sem uso, você evita que várias cópias dos mesmos produtosterminem no lixão. Se todo mundo adotasse essa ideia, nos aterros sanitários sobrariam apenas trapos, papéis rasgados e pedaços retorcidos de plástico. Ou seja, ali só haveria lixo mesmo.
-Ajuda a praticar o desapego material
Quanto menos pertences você acumula ao longo da vida, mais percebe que não depende tanto assim de coisas materiais para sobreviver! Doar ensina a valorizar outras coisas na vida que não a matéria.

Para evitar compras desnecessárias compre quando estiver precisando de algo específico. Dessa forma, fica mais fácil comprar, pois você terá um foco e não gastará seu dinheiro com outras peças.

Esse texto fez parte da campanha do agasalho da empresa que trabalho. Eu participei! E você? Pratica o desapego e a adoção?

Nenhum comentário: