quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vitrine da depressão: E quem não tem mãe?

Foi só passar a Páscoa para os shoppings e lojas de ruas mudarem o foco: Antes, onde tinha chocolate e coelhinho, passou a ter corações, fotos de mães e filhos e frases como "sua mãe merece!" e "presenteie a melhor mãe do mundo: a sua!" para todos os lados. Maio é o mês das mães!




É muito ruim ver um monte de coisas que a minha mãe adoraria comprar e não poder dar a ela. É muito ruim não estar com ela nesse dia, não poder abraça-la, e beija-la. Há 12 anos eu passo o dia das mães com a mãe de amigas, ou com as amigas que já são mães. 
Sem falar dos comerciais, né? Ano passado eu chorava a cada vez que via esse do O Boticário:


Eu queria ver o segundo domingo de Maio como simplesmente o segundo domingo de Maio, mas, apesar dos 12 dias das mães que eu passei sem ela, esse continua sendo um dia doloroso. Mais doloroso que os outros dias (exceto o aniversário dela e o meu aniversário, quando a ausência dela dói ainda mais).

É claro que o mundo não pára pra gente sentir as nossas dores, e essa data é muito comercial. Lojas e restaurantes lucram como nunca em cima da pressão cultural que as pessoas seguem ao "demonstrar amor e carinho" nesta data. Siiiiiim, eu daria TUDO pra poder demonstrar amor e carinho para a minha mãe nesta data todos os anos, mas será que nenhuma empresa de marketing nunca pensou na dor que uma criança que não tem mãe sente ao ver um comercial desses? Ou uma mulher que não pode ter filhos? Ou uma mãe que perdeu o filho??

Mês que vem tem outra vitrine da depressão. Provavelmente, semana que vem as lojas vão manter os corações do dia das mães e só vão trocar a foto da mãe beijando o filho pela foto do casal apaixonado, porque Junho é o mês dos namorados. E apesar de eu não ter namorado, eu não vou sofrer como em Maio, porque ano que vem pode ser que eu tenha, mas eu nunca mais vou ter mãe. 
Pode ser que um dia eu seja mãe e volte a comemorar essa data, mas eu nunca mais vou ser filha...

Nenhum comentário: