terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia de não comprar nada... por alguns dias!

A algum tempo tenho gastado mais que o normal, mas desde que comecei o blog tem aumentado consideravelmente... afinal, são visitinhas a sites de moda, visitinhas diárias aos blogs de amigas queridas, seguindo lojas e mais lojas no twitter, emprego novo, 2 shoppings no meio do caminho e uma virada de estação...
Nada disso é motivo, já que meu guarda-roupa e minha cômoda estão abarrotados (literalmente), e minha sapateira não impede que vários pares de sapatos fiquem espalhados pela casa... além disso, no meu trabalho as pessoas se vestem super simples, o que ajuda a não ficar preocupada em repetir tanto as roupas...
Semana passada eu fui na RDLay (loja de atacado do RJ, que sou cliente a algum tempo) com uma amiga super consumista que sempre divide a cota comigo. Para sair a preço de atacado, precisamos comprar pelo menos 20 peças. Sempre que vou com ela, ela compra muito mais que eu. Ela compra 15 e eu 5. Ela compra 12 e eu 8. Ela compra 20 e eu 4... ontem, ela comprou 7 peças e eu comprei 13. Ela ficou orgulhosa de mim, e eu fiquei preocupada. rsrsrs
Quando eu cheguei em casa, tinha um embrulho em cima do sofá. Era um macacão que comprei no Ebay a mais de 1 mês. Foi baratinho (U$14), mas ainda estou esperando chegar uns vestidinhos baratíssimos que comprei no Wholesale, uma loja online chinesa que conheci através da Lilly, mas que também vão pro guarda-roupa (e pra fatura do cartão de crédito), assim como um vestido lindo, que comprei no blog Moda de Novela... enfim, percebi que passei dos limites (literalmente)!
Eu falei aqui que resolvi trocar meu vestido da Stella McCartney para C&A por uma bota, né? Foi a primeira ação de economia, já que eu "precisava" de uma bota e nem tanto de mais um vestido (mesmo sendo um Stella McCartney).
Na semana passada eu já tinha lido o desafio da Dany no blog dela, onde ela está tentando ficar 2 meses sem comprar nada (tudo bem que ela teve uma recaidinha, mas o que vale é a intenção e o esforço, né? rsrs) e tinha pensado: "se ela consegue, eu também consigo". Mas aí, vocês sabem como é, né? Ainda não tinha me convencido... até que veio a fatura do VISA (aquela, dos 80% do meu salário rsrs)...
Saí pesquisando por ai dicas e incentivos para não comprar tanto, achei algumas coisas bem legais, e vim dividir com vocês:
Numa tentativa de protesto contra o consumismo, foi criado o Buy Nothing Day, que é o dia internacional de não comprar nada. Ele é realizado sempre no último sábado de novembro, e surgiu no Canadá pelo artista Ted Dave. Nesse dia, os ativistas promovem ações e mobilizações que buscam a reflexão sobre o consumo, propondo um momento de pausa no cotidiano para que nós possamos pensar sobre o impacto que estamos causando ao meio ambiente no nosso dia a dia.
Ficar sem comprar também não deve ser um ato apenas de economia. Deve ser um momento para repensar nossos hábitos de consumo. Vivemos em um mundo movido pelo ato de comprar, afundamos em dívidas e prestações para toda a eternidade devido a aquisições bobas que nem sempre trarão benefícios para nossa saúde e bem-estar. Ser um consumidor consciente não é só comprar orgânicos e reciclados. Isso é importante, mas mais importante é estar bem consigo mesmo e em harmonia com o mundo ao redor. (Esse Tal Meio Ambiente)
Nas andanças pelas blogosferas encontrei também o blog da Jojo, que está com uma meta bem pesada... ela quer ficar 365 sem comprar e o blog dela mostra que podemos SIM viver com o que temos no armário (seja muito, ou seja pouco)!!! 
Eu vou tentar fazer o meu Buy Nothing e evitar compras durante 24 horas, todos os dias, enquanto eu conseguir... como um viciado tentando se livrar do vício, sabe? "Mais um dia", e "Só por hoje" serão os meus mantras. Não vou me dar uma meta... Não sei viver sob pressão... e como não sou uma blogueira de looks diários, vocês nem saberiam se eu estou comprando ou não, então, pra que falar em números, né? rsrsrs

Mas, já que falamos em números, vou fazer um levantamento das coisas que eu tenho, e vou vir aqui contar pra vocês. E venho aqui também para falar sobre coisas que descobri no armário e que já não usava a algum tempo.
E você? Será que você consegue sobreviver sem comprar por quanto tempo?

Um comentário:

Taty disse...

Gostei do momento de reflexão, coisas que eu nem usava comecei a usar e a comprar e comprar,

o ideal é poupar 10% das nossas receitas, mas.....nem sempre conseguimos.

Beijinhos