quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval x Casual Day

 Já é Carnaval!! E o famoso "Casual Day" que acontece às sextas-feiras em algumas empresas pode ser ainda mais complicado que os demais na sexta-feira que antece o Carnaval!
Para quem não sabe, o casual day, ou "dia casual", é o dia que as empresas deixam seus funcionários mais livres no modo de se vestir, e que os homens podem deixar a gravata na gaveta e as mulheres descem do salto.
O casual day foi inserido em nossa cultura a partir das empresas americanas que, procurando uma melhor qualidade de vida no trabalho ditou que nas sextas-feiras as pessoas poderiam ir trabalhar em trajes casuais. E desde então perceberam que as sextas, que costumavam ser os dias de pior rendimento nas empresas (porque todo mundo estava era com vontade de largar e cair na gandaia), começaram a ter um rendimento até maior do que nos outros dias da semana!

Mas, infelizmente, nem sempre as empresas podem contar com o bom senso de seus funcionários, que costumam confundir Casual Day com Trash Day. E, na sexta-feira que antecede o carnaval, os riscos de cometermos erros aumenta consideravelmente.
Vale lembrar as regras que eu citei aqui quando disse que lugar de trabalho é lugar de mostrar competência e seriedade, por mais informal que seja a empresa, o seu setor, cargo, e ainda que seja numa sexta-feira de Casual Day.
Vamos à algumas dicas:
  • Saias: Podem ser jeans ou evasê, mas o comprimento deve continuar sendo na altura do joelho ou (no máximooooo) dois dedos acima.
  • Bermuda: As de alfaiataria são aceitas em algumas empresas nesse dia. A real bermuda de alfaiataria é de tecido e vai até acima do joelho, a perna é reta, ficando mais justa na parte de cima e indo em uma linha reta até a altura do joelho. Combine com um sapato fechado, tipo sapatilha ou um escarpin.
  • Blusas: Nada de transparências, alcinhas finas, decotes, modelos tomara-que-caia, sutiã aparecendo, barriguinha de fora... e se a parte de baixo for mais justa, combinar com a blusa mais larguinha, e vice-versa. Pode ser de malha, desde que combinada com acessórios / sapato mais arrumadinho. E nada de blusas de bichinho, time de futebol ou dizeres engraçadinhos, please.
  • Vestidos: No mesmo comprimento das saias, e de preferência evitando um tecido informal como a malha. O decote deve obedecer as mesmas das blusas.
  • Calças: Nesse dia as calças podem ser jeans, mas o bom senso também deve estar presente aqui. Evitar as de cós muito baixo, as de strash, as rasgadas e manchadas é uma regra. As mais escuras são sempre mais adequadas.
  • Sapatos: Neste dia pode abusar de sapatos baixos, como sapatilhas e os oxfords, mas sandália rasteira NÃO! Sandálias, só se for de salto, e com pelo menos uma tirinha atrás (sem deixar o calcanhar totalmente nú). Em algumas empresas, para alguns cargos, o tênis é bem visto. Mas antes de usar, procure saber melhor sobre a cultura da empresa (experiência própria rsrs).
  • Acessórios: Podem ser um pouco mais coloridos e informais que os usados nos outros dias.
  • Maquiagem: Mesmo nesse dia, deve ser básica e sem muito brilho.
Quando usamos roupas mais informais tendemos a ter um comportamento mais informal. A nossa postura tende a mudar junto com a roupa, e ninguém vai entender que aquela mulher altamente profissional no dia a dia possa se transformar na baladeira/periguete tão rapidamente. Lembre-se da outra dica básica: "Se olhou no espelho e se achou sexy, troque de roupa. Trabalho não é lugar de sedução."

Apareceu um compromisso: E agora?

O bom profissional é um profissional prevenido. Portanto, mesmo em dias de descontração é importante que tenha sempre uma roupa ou um acessório que deixe o visual mais sério, se necessário. Pode ser um blazer básico, uma jaqueta de sarja, ou um scarpin que vai dar um UP no visual.

Reuniões, eventos ou a visita de um cliente; todas essas situações podem ocorrer em dias de casual day e você deve estar preparada.

Depois dessas dicas todas, acho que não é necessário dizer que não vale ir com adereços e fantasias (muito menos!!!) nesse dia, só porque é primeiro dia véspera de Carnaval, né?
E lembrem-se do que dizem as meninas que sabem tudoooo do Guarda-Roupa S.A.: Sua carreira está na vitrine! Sempre!!! Até no Casual Day! #ficadica

3 comentários:

Anônimo disse...

Pris! Obrigada pela citação!!! O Casual Friday é sem dúvida um dia tenso e suas orientações foram precisas. O bom senso é uma bosta!! rs Estamos comum post no forno sobre o que fazer quando pinta uma reunião na sexta-feira. bjsssssssssssss

Anônimo disse...

Prii que legal saber disso, aqui em Itapira não sei de nenhuma empresa que ja tenha aderido este comportamento, em deixar os funcionarios mais " a vontade" parabéns, vivendo e aprendendo!
Beijos querida e ótimo carnaval!

Taty disse...

Adorei as dicas =)